terça-feira, 4 de março de 2014

CENTRAL DO BRASIL

Por Raul Pirauá

A Estação Central do Brasil foi inaugurada em 1858, com o nome de Estação Dom Pedro II, denominação a qual ostentou até 1998 e ainda é conhecida. A nomenclatura atual é uma homenagem a Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi idealizada em 1855, quando o engenheiro inglês Edward Price fechou um contrato junto ao governo imperial brasileiro, que visava integrar sobre trilhos a cidade do Rio de Janeiro, então município da corte nacional ao restante do país.
                A princípio a Estrada de Ferro interligava municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Sendo que ano de 1947 a estrada que chegava até a estação de Montes Claros-MG, foi ampliada para Monte Azul, ao extremo norte mineiro, ligando-se em 1950 a Viação Federal do Leste Brasileiro atingindo a cidade de Salvador, na Bahia.
                Nesses anos milhares de nordestinos e mineiros, embarcaram no Trem do Sertão, como era conhecida essa linha, rumo ao Rio de Janeiro e São Paulo, com o sonho de uma vida melhor, sendo que anos mais tarde uma parte retornava a suas origens de cabeça erguida, onde após muito trabalho na construção civil ou nas lavouras conseguia uma pequena economia, suficiente para proporcionar uma vida melhor a seus familiares que permaneceram em suas terras aguardando dias melhores.
                Havia também o outro lado da moeda, onde esses imigrantes retornavam para casa levando apenas a desilusão da cidade grande, retornando muitas vezes em situação ainda pior do que se encontravam quando rumaram ao sudeste brasileiro.


                No ano de 1969 a Estrada de Ferro Central do Brasil foi sucedida pela 6ª Divisão Central, subordinada à Rede Ferroviária Federal .
                Hoje a Estação Central do Brasil é a mais conhecida de nosso país, possuindo diversas linhas que ligam a área central da cidade ao subúrbio carioca, bem como a outros municípios da Baixada Fluminense.
                Muitos anos atrás a linha ferroviária era ferramenta de transporte de toda a população carioca, porém com o passar dos anos ficou restrita à classe mais popular, que não possui condução particular ou não tem condições de arcar com as passagens de ônibus, que normalmente tem um valor mais elevado do que os bilhetes de trem. Nos dias atuais os trens da Central do Brasil são o meio de transporte de milhares de pessoas, que em sua maioria são de origem humilde, um povo sofrido, acostumado a falta de oportunidades na vida.

                Porém deve-se frisar que esse povo humilde é o mesmo povo que levantou a cidade do Rio de Janeiro, bem como outras metrópoles do nosso país, tornando-a conhecida mundialmente como “Cidade Maravilhosa”, cartão postal visitado por milhões de turistas de todo o Brasil e exterior e que será sede dos próximos jogos olímpicos, que tem seu sucesso atrelado a capacidade daqueles homens de origem simples, que todos os dias se espremem nos corredores dos trens da central do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário